Não Adianta Chorar Sobre o Leite Derramado

Epicteto diz:

“Τηλικούτων οὖν ἐφιέμενος μέμνησο, ὅτι οὐ δεῖ μετρίως κεκινημένον ἅπτεσθαι αὐτῶν, ἀλλὰ τὰ μὲν ἀφιέναι παντελῶς, τὰ δ' ὑπερτίθεσθαι πρὸς τὸ παρόν. ἐὰν δὲ καὶ ταῦτ' ἐθέλῃς καὶ ἄρχειν καὶ πλουτεῖν, τυχὸν μὲν οὐδ' αὐτῶν τούτων τεύξῃ διὰ τὸ καὶ τῶν προτέρων ἐφίεσθαι, πάντως γε μὴν ἐκείνων ἀποτεύξη, **δι' ὧν μόνων ἐλευθερία καὶ εὐδαιμονία περιγίνεται.**

Duas interpretações: ou Epicteto está simplesmente expressando a ideia de que o caminho que ele mostra é árduo (mas traz liberdade), ou ele está de fato dizendo que este é _único_ caminho possível para se atingir a liberdade.

Se este for o único caminho possível, talvez seja o caso de que o caminho, embora único, possa ser seguido de mais de uma forma. Assim, o estoicismo é a maneira como Epicteto sabia trilhar o caminho, mas poderia haver outras.

Existem realmente vários pensamentos, ditados, doutrinas, etc. que apresentam graus de compatibilidade com o estoicismo.

“Não adianta chorar sobre o leite derramado”: o estoicismo diz que devemos viver de acordo com a natureza, que devemos aceitar aquilo que não depende de nós. Diante do leite derramado, a postura do estoico é aceitar que o leite está derramado e calmamente limpar a bagunça — chorar não faz sentido.